Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 29 de março de 2010

PERSPECTIVA ECONÓMICA E A PARTICIPAÇÃO OLIMPICA

Há que ter em conta numa primeira análise à participação a base de sustentação no sistema desportivo em vigor no país. Aquele tal como noutros domínios sociais e económicos, são consequência dos valores culturais e políticos de várias gerações intervenientes.

Em Portugal existe uma baixa taxa de prática desportiva e de actividade física comparativamente à média da UE; ainda se procura caminhar no sentido da implementação de um sistema desportivo capaz de garantir o direito à prática efectiva. Convém recordar que em tempos não muito longínquos considerava-se a prática desportiva como uma actividade perniciosa ou mesmo um luxo; ao invés noutros países a mentalidade foi completamente diferente.

A última participação olímpica teve como objectivos:

Principal:
- “Assegurar a optimização das condições de preparação dos atletas ou selecções que reúnam condições para atingirem resultados de excelência nos Jogos Olímpicos, garantindo mecanismos de apoio aos atletas, treinadores e demais técnicos”.
Subsidiários:
- “Enquadrar atletas ou selecções nacionais que revelem especial talento e apresentem expectativas de atingirem a qualificação e subsequentes resultados de mérito nos Jogos Olímpicos;
- Aumentar o número de modalidades susceptíveis de obterem resultados de mérito em provas do programa dos Jogos Olímpicos;
- Premiar a obtenção de resultados de relevo, demonstrativa de um trabalho eficiente das Federações;
- Incorporar apoio técnico e cientifico aplicado à prestação desportiva de excelência, promovendo uma melhoria qualitativa do apoio à preparação;
- Apoiar Esperanças Olímpicas”.

Posto isto, a participação olímpica tem o seu epílogo na participação efectiva nos jogos. Não sem antes haver uma enorme preparação quer nos aspectos desportivos (atletas e treinadores) quer no campo logístico, entre outras tarefas. Todo o desenvolvimento só se faz com apoios financeiros. Estes provêem do Estado na sua maioria!

A participação olímpica é vista nos dias de hoje como um dos maiores espectáculos mediáticos de afirmação dos países (povos). Quando um atleta português conquista uma medalha é visto como tendo sido um bocadinho de todos nós!

Tendo em conta o que foi exposto facilmente se compreende que nos Jogos Olímpicos da era Moderna, todos os países, Portugal não é excepção, procuram exaltar os seus feitos com uma boa prestação olímpica.

As empresas que ao longo de anos patrocinam os atletas têm a expectativa de terem o retorno do investimento efectuado após os Jogos Olímpicos.

É neste conjunto de factores entre outros que podemos considerar que nos tempos modernos há uma grande componente económica envolvendo a participação olímpica.

Como corolário da análise podemos referenciar exemplos de grandes marcas nacionais que procuram associar o seu patrocínio aos principais atletas olímpicos.

Ao Estado, através das Federações compete estar atento à distribuição dos apoios financeiros de uma forma equitativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário