Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 20 de julho de 2010

ACORDA SPORTING, Por Sérgio Abrantes Mendes

Cismo porque depois de ter "dado o peito às balas" no penúltimo acto eleitoral sportinguista, o artigo em apreço acentuou o meu convencimento de que o meu querido SCP caminha, hoje em dia, para um estádio que suscita muita apreensão.
Recentemente, afirmei que o SCP era como o País: estava nas ruas da amargura !
O povo e os sócios, em vez de acreditarem em princípios e valores, deixam-se enlear por cantos de sereias engravatadas e plenas de governence et finance, visívelmente anestesiados por projectos megalómanos (estádios, TGV, Academias, novas auto estradas) sustentados por delicadas operações financeiras de sucesso inabalável num prazo (longo) que tarda em chegar.
Não interessava perspectivar o Clube em termos de médio e longo prazo, recorrendo à sua joia da coroa: a formação.
Mas não a formação que nos quiseram (e querem) impingir onde apenas interessa ganhar, a qualquer custo, o título de infantis, juvenis ou juniores, esquecendo a preparação para o nível profissional como é timbre da Alemanha. A propósito: quantos craques (do género Ronaldo, Futre, Litos, Simão, Peixe, Nani, etc) sairam da Academia de Alcochete ?
Quem avaliou as aquisições feitas a pataco nos últimos anos e que se destinavam a complementar as insuficiências do plantel ?
Porque razão não se enveredou pelo caminho por mim apontado há 4 anos no sentido de "nos virarmos" para a "Africa Portuguesa" e aí potenciar todo o nosso Know how em matéria de formação (acima de tudo, formação de formadores), infraestruturação de academias, arrastando todo um conjunto de interesses socio/economicos aglutinados em torno de uma Fundação.
Nesse movimento incessante e contínuo (Europa/Africa/Europa) de que, hoje em dia, nos fala Cavaco Silva, qual a razão para não colocar ao serviço de tão enorme gesta, todo o manancial de sportinguistas ilustres (banca, jornais, política, justiça, indústria, comércio, diplomacia, etc) de forma a gerar um desmedido orgulho tal como Saviola faz em relação ao seu clube ?
Porque razão é que se teimou em transformar o Sporting num Clube sem alma e sem garra, apenas submetido aos diktats economico/financeiros oriundos de uma qualquer parte do mundo ?
Temos de reconhecer que somos um Clube diferente, ou seja, um clube de betinhos e coitadinhos cujos dirigentes na última vintena de anos, com a ajuda prestimosa, corrupta e podre de uma DETERMINADA comunicação social e dos altos interesses futebolísticos instalados, nos foram arrastando, serena mas persistentemente, para um negro abismo sem regresso.
Oxalá me engane. O Senhor meu Pai, na aurea de Paz que o rodeia, não deixará de chorar todo este cortejo de misérias a que nos votaram.
ACORDA SPORTING

Sem comentários:

Enviar um comentário