Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 11 de abril de 2011

20 ANOS DEPOIS - ARBITRAGEM

Faz hoje 20 anos que fiquei habilitado a arbitrar jogos de futebol 11. Depois do teste escrito, seguido de testes físicos, fui sujeito (e os outros candidatos) a uma prova oral no período da tarde.
Foi um dia que me marcou para sempre na maneira como comecei a apreciar o futebol e o espectáculo, sem a visão turva do adepto ferrenho do Sporting.
O jogo passou ter outras incidências e outra análise dos lances, porque muitas vezes deparei-me com situações dificeis de ajuizar de igual modo.
Acompanhai de perto as muitas mudanças que o ocorreram na arbitragem em Portugal.
Tive a possibilidade de ser dirigente da APAF no momento da mudança e dar o pontapé de saída para os acordos de cooperação que foram sendo estabelecidos com outros países lusófonos.
Não me esqueço a grande amizade que fui criando com pessoas da arbitragem ao longo dos anos, nomeadamente Alberto Hélder, um dos meus examinadores na época.
Na prova oral fui sujeito, a uma pergunta que nunca mais me esqueci. Se na marcação de uma grande penalidade é possível assinalar um fora de jogo. Claro que é!
Devido a opções de natureza profissionais interrompi a carreira da arbitragem, mas de uma coisa todos podem estar convictos, continuo a respeitar e lutar por mudança de mentalidades culturais e na defesa dos homens e mulheres do apito.

Sem comentários:

Enviar um comentário